quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ilusões de Óptica - Artísticas

Olá! Hoje é o último dia dos posts diários sobre os diversos tipos de ilusões de óptica.

O ultimo tipo de ilusão de óptica que vos vamos falar é as ilusões Artisticas.

Ilusões de óptica artísticas são imagens que quando são visualizadas num plano representam algo, quando são visualizadas de outro plano, representam algo diferente.

Imagem exemplar:


Esta imagem tem duas formas de ser vista, quando se olha para a parte inferior, temos ideia que está representado o chão, quando olhamos para a parte de cima da imagem, ficamos com a ideia que estão numa varanda, então é possível colocar a questão: Chão ou Varanda?

Como já tinhamos dito, Ilusões de óptica artisticas será o último tipo de ilusões que iremos apresentar aqui no blog. Mas iremos continuar com as nossas postagens regularmente.

Vai passando por cá! ;)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ilusões de Óptica - Após Efeito

Olá, mais uma vez!

Mais uma vez vos trago um tipo diferente de ilusão de óptica, hoje é o dia da ilusão de óptica após efeito.
Muitas das ilusões de óptica que se vê são do tipo "fixe 30 segundos este ponto e depois olhe para a parede" e quando olha vê uma imagem diferente da que está na imagem para onde se olhou durante 30 segundos.
Isto é o que se chama de Ilusão de óptica após efeito.
Numa linguagem diferente, ilusões de óptica após efeito são ilusões representadas em imagens que depois de serem visualizadas de forma fixa num certo ponto, durante um determinado tempo, o nosso campo visual  capta a imagem de forma a que posteriormente, ao olhar para um plano branco, revelam novas imagens.

Imagem exemplar:


Fixa os 4 pontos centrais da imagem durante cerca de 15 segundos.
De seguida olhe para a parede e pisque os olhos, quanto mais piscares com mais facilidade verás a imagem.

O que vês?

Gostas-te da ilusão de óptica de hoje? Então volta cá amanhã para conhecer outro tipo de ilusão de óptica!


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ilusão de Óptica - Impossíveis

Aqui estamos nós de volta para a revelação de mais um tipo de Ilusões de Óptica.
Hoje é o dia das ilusões de óptica impossíveis.

Ilusões de óptica Impossíveis, são ilusões que só são reveladas através de imagens, e não é possível verifica-las na realidade, por isso o nome de impossíveis. Essas imagens parecem normais apesar de não terem qualquer explicação, mas após uma observação mais atenta, nota-se que são impossíveis de ocorrer.

Imagem exemplar: 

 Ao observar esta imagem, vemos uma simples torre de dados, mas se observar com atenção, o que está representado na figura não é possível construir na realidade, logo deduz-se que se trata um ilusão de óptica impossível.

Estás a gostar dos diversos tipos de ilusão de óptica?
Volta cá amanhã para conhecer o próximo tipo de ilusão de óptica!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Ilusão de Óptica - Escondidas

Olá. 
O tipo de Ilusão de óptica que iremos revelar hoje são as Ilusões de Óptica escondidas.

Ilusões de óptica escondidas, são ilusões que ao observarmos uma imagem, à primeira vista não têm qualquer significado, ou seja, apenas observamos uma simples imagem, porém, após algum tempo de atenção à imagem, percebe-se que a imagem tem algum significado, muitas das vezes, correspondem a "figuras escondidas" numa simples imagem.

Imagem exemplar:

Esta imagem é um exemplo do tipo de Ilusão de óptica escondida. Quando olha para esta imagem, repara numa paisagem, mas após uma observação mais atenta, é possível ver um feto.

Volta cá amanhã para que possas conhecer o próximo tipo de ilusão de óptica ;)


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ilusões de Óptica - Ambíguas

          São ilusões que contém mais que uma cena na mesma imagem, isto é, a mesma imagem pode ter dois significados, uma vez que o nosso sistema visual interpreta a imagem visualizada de vários modos.
          Mesmo que a imagem "gravada" nos nossos olhos permaneça constante, nunca iremos ver a mistura das duas, ou vemos de uma forma, ou vemos doutra.
          Temos como exemplo a imagem que se segue:


Ilusão Ambígua


          Na imagem anterior tanto podemos ver um coelho, ou se olharmos de outro modo, conseguiremos ver um pato.
          Assim, reforçamos o facto de que mesmo que a imagem "gravada" nos nossos olhos permaneça constante, nunca iremos ver uma "fusão" das duas,  neste caso, um "pato-coelho", pois ou vemos um pato ou vemos um coelho.



Passa por cá amanha, descobre outro tipo de Ilusão !

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ilusões de Óptica - Estereogramas

Cá estamos nós de novo para mais um tipo de ilusão de óptica.


Hoje é o dia dos estereogramas. 

Estereogramas, são um tipo de ilusões de óptica onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional. Este tipo de ilusão é complicado de ver para algumas pessoas, é uma ilusão que só se consegue visualizar a imagem verdadeira após algum treino.

Imagem exemplar:

(Clica na imagem para ver o tamanho original)
 
Nesta imagem, apesar de não parecer nem estar evidenciado à primeira vista, estão representados na imagem peixes. É bastante complicado observar esses peixes, requer alguma técnica para observar imagens deste tipo.

(OBS: Para que consiga ver os tais peixes a imagem deve ser apresentada no seu tamanho original, para uma melhor visualização clique na imagem)

Será que alguém vai conseguir ver?

 Por hoje é tudo!
Volta cá amanhã para veres o próximo tipo de ilusão de óptica.
Já conheces os vários tipos de ilusão de óptica?!

                Se NÃO passa pelo nosso blog diariamente, pois iremos publicar cada um deles.

Vem aprender mais !

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Uma vez encerrado o questionário, vamos aqui clarificar:


O que são Ilusões de Óptica ?

         
Ilusão entende-se como uma percepção distorcida de uma situação. Assim, Ilusões de Óptica resultam da deficiente captação e interpretação dos estímulos. Por sua vez, esses estímulos contêm informação que vem do que é captado pelos nossos olhos, sendo seguidamente processada pelo cérebro, possibilitando assim relacionarmos o que vemos com o mundo que nos rodeia.
 À diferença entre o que vemos e o possível real chamamos de Ilusões de Óptica. Tanto pondem ser figuras com várias interpretações, surgir naturalmente ou até mesmo serem criadas.
 As Ilusões de Óptica podem ser utilizadas para estudar o funcionamento e interpretação do sistema visual e cerebral, uma vez que estão envoltas nestes mecanismos.